eleições 2020

Com Cechin e Guerra, direita e esquerda marcam a polarização no 2º turno

18.302

Contratempos, surpresas e reviravoltas colocaram em uma nova disputa à prefeitura de Santa Maria, com começo já sacramentado na noite de ontem, Sergio Cechin (Progressistas) e Luciano Guerra (PT). A tradicional polarização entre direita e esquerda volta a figurar o pleito municipal quando, pela segunda vez na história, Santa Maria experimenta o segundo turno, que será definido em 29 de novembro. O atual vice-prefeito e vereador mais votado de 2016 conquistaram x e votos, respectivamente. O resultado foi divulgado às x , depois de um imprevisto de duas horas de lentidão no processo de totalização dos votos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde o fim da tarde, Cechin acompanhava apuração em casa, na Avenida Dores, e Luciano também na sua residência, no Distrito de Palma. Ambos junto de familiares e correligionários.

Até as 18h, Cechin aparecia como segundo colocado, atrás o atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), até assumir a liderança dos votos. Luciano, que na maior parte do tempo, ocupava terceira colocação, até ultrapassar Pozzobom e consagrar seu lugar no reencontro com a urnas.

A disputa do pleito de 2020, atravessado pela pandemia do novo coronavírus, que impactou em mudanças como trocas de data, fim da cláusula de barreira, criatividade e readaptações na tentativa de conquistar votos, contou com outros quatro nomes na disputa: Jader Maretoli (Republicanos), Evandro Behr (Cidadania) e Marcelo Bisogno (PDT) e Jorge Pozzobom (PSDB). A queda de Pozzobom quebrou um ciclo de três reeleições de prefeito na cidade. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De aliados a oponentes, Cechin e Pozzobom se enfrentam no 2º turno Anterior

De aliados a oponentes, Cechin e Pozzobom se enfrentam no 2º turno

Próximo

Candidatos à prefeitura foram às urnas na Capital

Política